Pular para o conteúdo principal

Pelos rios e cânions de Nova Campina


Hoje (12 de Julho de 2014) percorremos uma trilha bem parecida com a do dia 9 de maio de 2014 Clique aqui para ver

Desta vez  o rio escolhido foi o taquari-guaçu. Saímos de Nova Campina, indo até o bairro cedro. Passamos pelo sítio Alto da Pedra e entramos na mata, subindo no paredão rochoso que divide o cedro das localidades onde fica a Usina São José, bem ao lado do rio Taquari-guaçu.


Veja na imagem abaixo parte do local por onde passamos 

Em amarelo o caminho que percorremos.

Como sempre, um momento de lazer, aventura, conversa, reflexão e comunhão. Os aventureiros, como sempre: Ozires, Adrian, seu Antônio , Galdino e eu, é claro.


Olha aí  o seu Antônio; no meio da mata, um gigante!

Vejam as fotos e abaixo de cada uma delas, um comentário com relação a essa caminhada.
Espero que gostem!

Sem dúvida neste trecho, um diferencial com relação aos diversos pontos já conhecidos dos paredões rochosos de Nova Campina. Há aqui, nas proximidades do Sítio Alto da Pedra, a beleza do complexo rochoso mais a facilidade de estar no sopé do monumento. Em meio aos pastos e um caminho bem limpo, misturado às paisagens rurais - gado, plantação etc - surge o paredão. Por ser num ponto bem limpo, há muitas possibilidades aí. O Rapel seria uma delas. Note o contraste entre as araucárias, a plantação de mandioca e o paredão. Lindo, lindo!





















Fendas e mais fendas. Locais de difícil acesso e onde é possível perceber a magnitude da natureza. 





Hora de subir

As fotos abaixo registram o momento da subida ao topo , que não foi nada fácil. Conheço vários pontos do escarpamento estrutural furnas em sua passagem pelo município de Nova Campina, no entanto, este ponto em especial é um dos acessos mais difíceis que já passei. Creio que poucas pessoas chegaram neste local onde estamos nas fotos abaixo.






A paisagem é sensacional. O silêncio, o vento e a visão é de deixar qualquer um bem relaxado. Bom para meditar e refletir um pouco sobre a vida! Nesses lugares, é possível perceber ainda  mais presença e o poder de Deus. 







Novamente embaixo

As fotos a seguir mostram as belezas do cânion, com a passagem do rio formando  belos cenários.Cachoeiras e muita beleza! Veja: 

















Neste ponto a beleza das pastagens novamente. 





Postagens mais visitadas deste blog

Com alunos 2023

Fotos com alguns alunos em 2003. Pode ver mais em " Alunos " , em outros anos.   

Sozinho em Ilhabela

O turismo é a base da economia de llhabela, que faz parte do seleto grupo de 15 municípios considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo. O setor recebe grande atenção da prefeitura, governo e iniciativa privada, que promovem diversos eventos durante o ano todo, trazendo visitantes para a ilha mesmo na baixa temporada. Entre eles, destacam-se o Ilhabela in Jazz , o Festival do Camarão , o XTerra Brazil e a Semana Internacional de Vela . Porém, é na alta temporada que se concentra o turismo, época em que a população (de aproximadamente 38 mil habitantes) chega a se multiplicar em até cinco vezes. Mas o turismo desenvolveu-se com mais intensidade somente a partir de 1960, após a implantação da balsa. Até a década de 50, a população era genuinamente caiçara. Depois disso, começaram a chegar os primeiros migrantes, vindos principalmente da capital paulista. Mas ainda é possível encontrar comunidades caiçaras nativas vivendo em regiões mais isoladas, muitas até mesmo sem energ

Mirantes Mirantes

  De junho 2020, com fotos antigas. O Mirante do Meio está entre os paredões de arenito de Nova Campina numa localização privilegiada. Um local que permite um bom momento de contemplação. Veja essas fotos, que tiramos de uma das trilhas que Galdino e eu fizemos. São fotos antigas! Foto do Galdino Oliveira