Nova Campina e suas belezas

Acabei de enviar um texto para que o editor do Jornal Itapeva Times  (Josoel) use em uma publicação sobre o turismo rural e de aventura em Nova Campina. Ele me solicitou informações resumidas sobre Nova Campina ( com relação aos paredões rochosos e os fornos). É claro que para falar de Nova Campina  e sua geografia tem muito mais para ser explorado, mas aí vai um pouquinho. Compartilho com os leitores do Blog. Tenham uma boa tarde!


Nova Campina e suas belezas  (Um resumo)




Por Juliano Camargo
Cercada por belezas naturais, o Município de Nova Campina está situado em uma porção privilegiada no Estado. Além de um relevo cheio de belos morros ao leste, na porção oeste, o destaque vai para as cachoeiras e cânions, com uma beleza exuberante.

Lindos paredões de rocha arenito, que afloram em meio à mata, são pontos de destaque quando o assunto é fazer trilhas e apreciar uma paisagem panorâmica.
O Rio Taquari-guaçu e o Pirituba, que também passam pelas terras do Município ajudam na formação de alguns trechos com cânions belíssimos.
Sobre os paredões rochosos também é importante destacar que é a continuação de uma importante e rara formação geológica do Brasil. Parte desde o norte do estado do Paraná, passando pelos Municípios de nossa região. Em Nova Campina ele corta toda a região oeste. É chamado cientificamente de Escarpamento Estrutural Furnas, tendo sua dinâmica de formação associada aos processos geodinâmicos de movimentação das placas tectônicas e a separação de continentes, além de sofrer processos de intemperismo químico e físico, com interferência da ação da chuva, vento e o clima. É considerado o oitavo  maior cânion do mundo em extensão.









Distâncias


Da cidade, é possível ter acesso aos pontos mais próximos em menos de 10 Km. Por ser de grande extensão, há também outros pontos mais distantes, passando de 20 Km da cidade.
Há pontos nos bairros Taquari, Cedro, Barreiro e Itaoca. Ficam em áreas particulares e os acessos se dão por meio das diversas estradas rurais do município.

Fornos Fracarolli
Propriedade particular, a localidade onde se concentram os exemplos de fornos conjugados na região também está dentro do município de Nova Campina. Por suas características diferenciadas e não tão comuns, essas edificações começaram a funcionar nos anos de 1940. No local produzia-se cal. Informações de um trabalho de doutorado do professor Sílvio Araújo revelam que a mineração nessa localidade foi iniciada por Lauro Fracarolli. Os fornos são enormes e hoje é um referencial histórico na questão da mineração na região, que teve seu maior desenvolvimento a partir dos anos 40.  
Casas antigas que guardam modelos da época, também são destaque e servem de inspiração para ensaios fotográficos e apreciação da história regional.

Distâncias e outras curiosidades

 O local fica a uma distância de aproximadamente 10 Km da cidade, sendo de fácil acesso. Na mesma localidade ainda é possível passar pelos trilhos da ferrovia que corta as localidades com uma paisagem e um ambiente de calmaria e que permite a apreciação da natureza.



Postagens mais visitadas deste blog

Sozinho em Ilhabela

Mirantes Mirantes